Cineclube Luz, Câmera, Reflexão inicia temporada de 2012 nesta terça com o filme: Manderlay – de Lars Von Trier

Hoje, 03/04/2012 às 20 horas no Instituto Cultural Companhia Bella de Artes o Cine Club Luz, Câmera e Reflexão com o filme: Manderlay – de Lars Von Trier.


O cineclube Luz, Câmera, Reflexão do ICCBA retoma sua programação nesta terça-feira, dia 3 de abril, às 20 horas. O filme escolhido para tal é Manderlay, de Lars Von Trier. O tema das sessões deste mês é cinema experimental.

Lars Von Trier é um cineasta dinamarquês extremamente polêmico, declarado persona non grata pelo Festival de Cannes por piadas de mau gosto sobre o nazismo, acusado de ser sexista por filmes como O Anticristo e muito criticado e ao mesmo tempo elogiado pelo Dogma 95, método de cinema experimental que lançou junto com o cineasta Thomas Vinterberg. Manderlay é de 2005 e uma espécie de continuação de Dogville, filme que Von Trier lançou em 2003, lançando mão da mesma estratégia inovadora: não há cenários, a não ser marcas de giz no chão que delimitam os espaços em um estúdio vazio, o que concentra a força dramática no roteiro e nas interpretações, que exigem um elenco de primeira linha: a mitológica Laura Bacall, Willian Dafoe, Bryce Dallas Howard, Danny Glover, Chloe Sevigny e atores europeus não tão conhecidos do grande público, mas muito apreciados pela crítica, tais como Udo Kier. Em Manderlay Von Trier discute a escravidão nos Estados Unidos e critica negativamente o país, o que levou um dos atores que atuou em Dogville, James Caan, conservador politicamente, a abandonar o projeto.


As sessões do cineclube deste mês tem o tema CINEMA EXPERIMENTAL, sempre com entrada franca e rolam às terças, às 20:00 horas, no Teatro Nicionelly Carvalho, no ICCBA. A curadoria é do jornalista Daniel Souza Luz, do professor Lucas Marciano e da historiadora Rozana Faro. A idade mínima recomendada para assistir aos filmes é de 18 anos. O Instituto Cultural Cia Bella de Artes fica à Rua Prefeito Chagas, 305, Pilotis, Centro Empresarial Manhattan. Mais informações: (35) 3715-5563 - institutociabelladeartes@gmail.com

Comentários