Terça, Dia 30/08, às 20 horas: Apocalypse Now na versão do diretor no cineclube do ICCBA



Apocalype Now é um dos grandes clássicos do cinema, lançado em 1979, após mais de um ano de filmagens enlouquecedoras capitaneadas por Francis Ford Coppola, no que deveria ser um projeto de um mês e meio. Em 2001 o diretor lançou uma versão reeditada, quase um novo filme, Apocalype Now Redux, que o cineclube Luz Câmera Reflexão do ICCBA (Instituto Cultural Cia Bella de Artes) apresentará nesta terça, dia 30 de agosto. 

Coppola e John Millius escreveram o roteiro do filme ainda nos anos 1960, tendo como base o livro Coração nas Trevas, de John Conrad, que se passa na África. No entanto, influenciados pelos relatos do jornalista Michael Herr, adaptaram livremente a história para o Vietnã, para retratarem os horrores gratuitos da guerra que aconteceu naquele país. Interpretado por Martin Sheen, o protagonista vai empreender uma missão não exatamente de resgate na selva, como na obra de Conrad, mas sim de assassinato de um coronel enlouquecido, que se tornou um deus vivo para a população local. No meio do caminho, testemunha carnificinas e cenas absolutamente surreais, com militares completamente drogados e desconectados da realidade. As filmagens, feitas em 1976 nas Filipinas, refletiram o tom caótico do roteiro: cenários destruídos por um furacão foram aproveitados assim mesmo; Coppola teve um colapso nervoso e ameaçou se matar; Martin Sheen teve um ataque cardíaco; os atores principais apareciam para filmar bêbados e inventavam falas por não ter decorado o texto – o que resultou em cenas antológicas. Tanto material de ótima qualidade foi registrado que o filme levou dois anos para ser editado e mesmo assim Apocalypse Now Redux tem 49 minutos a mais em relação ao original. Além de Sheen, Marlon Brando, Robert Duvall, Sam Bottons, Albert Hall e Dennis Hopper fazem atuações marcantes, assim como Harrison Ford e Lawrence Fishburne também brilham em papéis menores. 

As sessões do cineclube Luz, Câmera, Reflexão têm entrada gratuita e acontecem às terças-feiras, às 20:00 horas, no Teatro Nicionelly Carvalho, no ICCBA. A curadoria é do jornalista Daniel Souza Luz e do professor Lucas Marciano. O Instituto Cultural Cia Bella de Artes fica à Rua Prefeito Chagas, 305, Pilotis, Centro Empresarial Manhattan. Mais informações: (35) 3715-5563. Email. institutociabelladeartes@gmail.com

Comentários