Terça, 02/08, às 20 horas - Um clássico: O Poderoso Chefão no cineclube Luz, Câmera, Reflexão



Em agosto o cineasta norte-americano Francis Ford Coppola será homenageado pelo cineclube Luz, Câmera, Reflexão, do ICCBA (Instituto Cultural Cia Bella de Artes). Vários de seus clássicos serão exibidos, assim como também um lado menos conhecido da sua obra. O Poderoso Chefão, clássico de 1972, será o primeiro filme a ser exibido, nesta terça, dia 2 de agosto. Suas continuações serão exibidas nas semanas seguintes.
Um épico, O Poderoso Chefão foi um sucesso estrondoso na época do seu lançamento e é uma quase unanimidade de críticas positivas. A saga da família Corleone inspirou inúmeros outros filmes e séries de TV e causou alguma polêmica por mostrar a Máfia da perspectiva dos mafiosos. Baseado em um livro de Mario Puzo, a história mostra as relações internas da família Corleone e o seu violento e calculado jogo de poder com outras famílias mafiosas, centrando-se especificamente na trama complexa da sucessão de poder e nas nuances psicológicas dos personagens, em especial de Don Vito Corleone, o chefão do título, e seu filho Michael, um herói de guerra que nunca se envolveu nas atividades criminosas da família. O elenco é celebrado até hoje como um dos melhores da história do cinema, tendo o cineasta Stanley Kubrick considerado o melhor já reunido: Marlon Brando, Al Pacino, Diane Keaton, James Caan, Robert Duvall, Talia Shire e Richard Castellano, entre vários outros artistas que marcaram época.
As sessões do cineclube têm entrada gratuita e rolam às terças-feiras, às 20:00 horas, no Teatro Nicionelly Carvalho, no ICCBA. A curadoria é do jornalista Daniel Souza Luz e do professor Lucas Marciano. O Instituto Cultural Cia Bella de Artes fica à Rua Prefeito Chagas, 305, Pilotis, Centro Empresarial Manhattan. Mais informações: 3715-5563. 

Comentários