Evento já Realizado: Peça "Retalho de Vila das Águas no Teatro Alterosa"

Seção : Teatro - 17/03/2010 10:58

Retalhos de Vila das Águas em cartaz no Teatro Alterosa


Mariana Peixoto - EM Cultura

KEKA JASMIM/DIVULGAÇÃO
Criada há 15 anos em Poços de Caldas como grupo de teatro, a Cia. Bella de Artes comemora sua trajetória com o espetáculo Retalhos de Vila das Águas. A montagem, que estreou no ano passado e já rodou cidades do interior de Minas e de São Paulo, ganha duas apresentações em Belo Horizonte, quarta e quinta, no Teatro Alterosa.

Como o espetáculo tem tom comemorativo, o que o grupo fez foi levar para o palco histórias verídicas e lendas que povoam a cidade de Poços de Caldas, Sul do estado. “Existe a história de que quando a família real russa (os Romanov) foi exterminada, a princesa Anastácia veio morar aqui. Há também outra sobre dom Pedro II. Quando ele ficava na cidade, era atendido por um homem, que acabou ganhando dele o título de Barão de Campo Místico”, exemplifica Giovanni Dias, ator e produtor da montagem.

Esses casos – que vão do fim do século 19 a meados da década de 1940 – são apresentados sob o ponto de vista da população da cidade. Em cena, cinco atores interpretam 36 personagens. O texto, criado de improviso pelo próprio grupo, leva a assinatura de César Rodrigues. Já a direção é de Marli Marques. Como pano de fundo, marcas da vida da cidade, como os cassinos e as fontes de águas termais.

Ainda que o teatro seja um dos vértices mais conhecidos da companhia, a Cia. Bella de Artes, como instituto cultural, desenvolve várias outras atividades. Atualmente, conta com 32 projetos (cineclube, sarau de poesia, oficinas de circo etc.). “Nascemos como um grupo de teatro e com o passar do tempo agregamos outras manifestações de arte”, conta Dias. O grupo conta hoje com centro cultural, teatro, galeria e biblioteca.

Vencedor do projeto Cena Minas 2009, promovido pelo governo do estado, Retalhos de Vila das Águas, depois das sessões em BH, ganha uma apresentação em Mariana (sexta-feira, no Teatro do Sesi).

RETALHO DE VILA DAS ÁGUAS


Apresentação quarta e quinta, às 20h, no Teatro Alterosa, Avenida Assis Chateaubriand, 499, Floresta, (31) 3237-6611. Ingressos: R$ 24 e R$ 12 (meia).


Comentários