Evento já Realizado - Comemoração aos 15 anos da Cia Bella de Artes

Cia Bella de Artes completa 15 anos

Reconhecido pelo governo do Estado e população, o Instituto Cultural comemora a consolidação do trabalho e o vencimento de barreiras em prol da valorização da arte produzida no interior

Considerado um dos mais importantes Institutos Culturais do sul de Minas Gerais, a Cia Bella de Artes comemora, este ano, o seu 15º aniversário. Além de representar a consolidação de um trabalho de mais de uma década tendo a arte como ferramenta de inserção social, a comemoração será marcada pela estreia do espetáculo teatral Retalhos de Vila das Águas. A peça homenageia a fundação do Instituto, que iniciou suas atividades como um grupo de teatro e, como todas as ações da entidade, pretende motivar reflexões sem deixar de lado o lúdico.
“Nosso objetivo nessa comemoração é mostrar que é possível viver e trabalhar com arte, porque ela é a expressão máxima de um povo. Podemos medir o desenvolvimento de uma comunidade pela arte que ela produz. Nesse sentido, o espetáculo Retalhos de Vila das Águas vem brindar Poços de Caldas pela oportunidade de permitir que um grupo de sonhadores realizasse na cidade, por 15 anos, tudo aquilo que se propuseram a fazer”, informou o presidente da Cia Bella, Giovani Dias.
Acumulando prêmios e o reconhecimento do Governo do Estado de Minas Gerais, o Instituto trabalha atualmente com projetos voltados para diversas manifestações culturais, como a literatura, o cinema, as artes plásticas, a dança, a música e o teatro. Mas foram as artes cênicas e o apoio da saudosa “primeira dama do teatro poços-caldense”, Nicionelly Carvalho, que fundamentaram o desejo de unir artistas para a criação de uma ONG capaz de congregar atividades para a valorização da arte realizada no interior.
Com isso, em meados de 1994, surge a Cia Bella de Artes, com trabalhos inicialmente voltados apenas o teatro. Mas, de acordo com Dias, através do apoio das Leis de Incentivo à Cultura e do reconhecimento do município, a entidade expandiu suas atividades e hoje é responsável por mais de 20 projetos culturais, além de oficinas, palestras e discussões tendo sempre como enfoque, a qualidade de vida propiciada através da arte.
“Nosso desafio é transformar um sonho local em uma referência para o mundo. Hoje a Cia Bella tem a missão bem clara de promover o acesso da comunidade aos bens culturais, mas mantém, entre todos que a integram, suas missões individuais. A minha é ver Poços de Caldas feliz, mas não de forma efêmera, verdade”, disse o presidente do Instituto.

Retalhos de Vila das Águas
O espetáculo preparado pela Cia Bella para a comemoração destes 15 anos é a peça teatral Retalhos de Vila das Águas. Com espaço cênico inspirado em uma praça, a trama vai contar a história de uma estação termal do interior do país, destacando o auge dos cassinos, as fontes de águas termais e personagens importantes da história do Brasil que passaram por lá. E, neste sentido, as similaridades com Poços de Caldas não são meras coincidências - a cidade serviu de inspiração para a composição das cenas, personagens e roteiro, mas a história real funde-se à imaginária, dando liberdade aos atores para levarem o público a diferentes momentos, da gargalhada à emoção.

Serviço
Retalhos de Vila das Águas estreia em Poços de Caldas em 16 e 17 de abril, às 21h, no Teatro Benigno Gaiga (Urca). Mais informações e ingressos antecipados pelo 3715-5563.

Fonte: ACS/Cia Bella

http://www.pocos-net.com.br/Noticia.asp?id=13531

Comentários