Hoje, às 20 horas: A Conquista da Honra, de Clint Eastwood, no ICCBA




O cineclube Luz, Câmera, Reflexão do ICCBA (Instituto Cultural Cia Bella de Artes) está exibindo em setembro alguns filmes da longeva carreira de Clint Eastwood, um dos atores mais famosos de Hollywood, político conservador e nas últimas décadas um diretor de cinema que tem procurado um olhar mais matizado sobre o mundo. Nesta terça, dia 13, A Conquista da Honra é o filme programado.
O primeiro de um díptico de 2006, A Conquista da Honra é baseado em uma famosa foto de Joe Rosenthal tirada durante a Segunda Guerra Mundial, que mostra a conquista da ilha de Iwo Jima por tropas norte-americanas na frente do Pacífico. A história foca nos soldados que ergueram a bandeira dos EUA no alto do monte Suribachi durante a batalha contra as tropas japonesas, o que resultou na foto icônica. Além da batalha em si, o filme conta como o evento afetou a vida dos soldados que sobreviveram. O filme que complementa a história é Cartas de Iwo Jima, em que Eastwood apresenta o ponto de vista dos japoneses; a exibição do segundo filme será na semana que vem.
As sessões do cineclube têm entrada franca e rolam às terças, às 20:00 horas, no Teatro Nicionelly Carvalho, no ICCBA. A curadoria é do jornalista Daniel Souza Luz e do professor Lucas Marciano. O Instituto Cultural Cia Bella de Artes fica à Rua Prefeito Chagas, 305, Pilotis, Centro Empresarial Manhattan. Mais informações: (35) 3715-5563

Comentários