HOJE, 20 horas - LUZ, CÂMERA E REFLEXÃO: Filme que traz ponto de vista japonês da 2ª Guerra



Após exibir A Conquista de Honra, o cineclube Luz Câmera Reflexão do ICCBA (Instituto Cultural Cia Bella de Artes) apresentará nesta terça, dia 20 de setembro, outro filme que Clint Eastwood fez sobre a mesma batalha da 2ª Guerra Mundial, mas dessa vez sobre o ponto de vista dos derrotados: Cartas de Iwo Jima.
Lançado logo na sequência de A Conquista da Honra, em 2006, Cartas de Iwo Jima é um drama de guerra falado em japonês, apesar de ser uma produção norte-americana, no qual é destacada a condição extremamente adversa dos soldados japoneses na ilha de Iwo Jima, entocados em cavernas e casamatas com forte cheiro de enxofre e atacados por um inimigo de brutal poder bélico. A história é narrada a partir das cartas mencionadas no título, nos quais os militares contam suas angústias antes e durante a batalha. Iwo Jima era a última linha de defesa do Japão e o filme é crítico ao fanatismo imposto aos soldados pelos comandantes japoneses, o que resultou em inúmeros suicídios. Ken Watanabe, talvez o ator japonês mais conhecido atualmente, interpreta o protagonista do filme, que foi um sucesso de crítica e público, ao contrário de seu predecessor.
As sessões do cineclube Luz, Câmera, Reflexão têm entrada gratuita e acontecem às terças-feiras, às 20:00 horas, no Teatro Nicionelly Carvalho, no ICCBA. A curadoria é do jornalista Daniel Souza Luz e do professor Lucas Marciano. O Instituto Cultural Cia Bella de Artes fica à Rua Prefeito Chagas, 305, Pilotis, Centro Empresarial Manhattan. Mais informações: (35) 3715-5563. Email. institutociabelladeartes@gmail.com. 

Comentários