Hoje, 06/09, às 20 horas - LUZ, CÂMERA E REFLEXÃO: Faroeste Extemporâneo de Clint Eastwood: OS IMPERDOÁVEIS




Clint Eastwood notabilizou-se como ator fazendo papéis de sujeitos durões e violentos, tornando-se um dos maiores nomes de Hollywood e um dos veteranos do cinema que está na ativa há mais tempo – desde 1955. Conservador assumido, em seu trabalho como diretor, que vem desde os anos 1970, vem fazendo uma espécie de mea culpa, mostrando personagens menos estereotipados e mais humanizados, muitas vezes interpretados por ele mesmo. O cineclube Luz Câmera Reflexão do ICCBA (Instituto Cultural Cia Bella de Artes) homenageará em setembro este trabalho de Clint Eastwood que busca histórias sem maniqueísmos.
Um dos filmes que marcam essa virada de Eastwood é Os Imperdoáveis, um faroeste de 1992 que revisa os maneirismos do gênero. Nesta obra, ele mesmo interpreta um mercenário semi-aposentado e cansado que faz referência a outros personagens que fez décadas antes, em especial ao pistoleiro sem nome dos “westerns spaghettis” (filmes italianos ambientados no Velho Oeste dos EUA) de Sergio Leone. Desta feita, no entanto, o tom é antiviolência e os cowboys pistoleiros não são apresentados como mocinhos, mas sim como sujeitos estúpidos e cruéis. A história gira em torno de pistoleiros que são contratados para uma vingança, em 1880, e como o xerife local lidará com a situação. Além de Eastwood, Morgan Freeman, Jaimz Woolvet, Gene Hackman, Saul Rubinek e Richard Harris interpretam os papéis centrais.
As sessões do cineclube Luz, Câmera, Reflexão têm entrada gratuita e acontecem às terças-feiras, às 20:00 horas, no Teatro Nicionelly Carvalho, no ICCBA. A curadoria é do jornalista Daniel Souza Luz e do professor Lucas Marciano. O Instituto Cultural Cia Bella de Artes fica à Rua Prefeito Chagas, 305, Pilotis, Centro Empresarial Manhattan. Mais informações: 3715-5563. 

Comentários