Dia 15 de junho - Programa Música Minas 2011 chega a Poços de Caldas


No próximo dia 15 de junho, a Ação de Interiorização do Programa Música Minas 2011 chega a Poços de Caldas, apresentando suas ações e oportunidades, visando ampliar a participação e beneficiar cada vez mais a música produzida no interior do estado. O painel contará com a participação das entidades que compõem o Fórum da Música de Minas Gerais e será realizado no Complexo Cultural da Urca (Praça Getúlio Vargas, s/n, Centro) com início previsto às 19h.
A ação de interiorização do Programa Música Minas é uma ação do Fórum da Música de Minas Gerais em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e conta a nível local com o apoio do Fora do Eixo Minas, Coletivo Corrente Cultural e Divisão de Cultura da Secretaria Municipal de Turismo de Poços de Caldas.
 
Sobre o Música Minas
Programa criado a partir de uma parceria entre o Fórum da Música e a Secretaria do Estado de Cultura de Minas Gerais, chega à sua terceira edição. O Música Minas foi lançado em 2009, com o objetivo de dar visibilidade aos artistas mineiros e ampliar suas possibilidades de circulação, bem como viabilizar a participação em eventos culturais realizados em cidades e países diversos.
O programa contará esse ano com um portal no qual os artistas poderão criar perfis e realizar inscrições nos editais e divulgar seus trabalhos. Outra das novidades do programa é a Ação de Interiorização, que irá levar painéis e realizar palestras em mais de 25 cidades do interior do estado. A ação tem o objetivo de levar informações sobre Programa Música Minas e o Fórum da Música, possibilitando a integração e um melhor aproveitamento do projeto por parte de agentes culturais e artistas residentes nesses municípios. A caravana da interiorização contará também com um pesquisador, cujo trabalho será realizar um mapeamento da cadeia produtiva de cada uma das cidades.
Complementando a Ação de Interiorização, um Edital de Circulação Estadual irá selecionar 15 artistas/grupos para a realização de dois shows cada, em festivais de música conectados à plataforma do Circuito Mineiro de Festivais Independentes.
 

Programa foi bem sucedido em suas primeiras edições
Em seus dois primeiros anos (2009/2010) o programa aprovou diversas propostas, como a realização de shows em cidades brasileiras e em outros países como Alemanha, Portugal, Espanha, Japão, Nova Zelândia e México.
O projeto promoveu também a produção e distribuição de catálogos musicais em feiras nacionais e internacionais. Os resultados positivos e o ineditismo da proposta fizeram do Música Minas uma das principais ações em prol da música produzida no Estado, tornando-se um projeto modelo para outras regiões do país.
 

Ações do Música Minas 2011
- Edital de Intercâmbio: fornece passagens aéreas e prêmios para artistas/grupos, produtores e demais membros da cadeia produtiva da música a realizarem shows, residência artística ou cursos de capacitação em festivais, congressos e eventos de relevância no Brasil e no exterior.
- Programa de Circulação: oferecerá oportunidade de cirulação estadual, nacional e internacional para artistas/grupos, por meio de parcerias estabelecidas com produtores/festivais nacionais e internacionais.
- Participação em feiras: envio de comitiva para feiras de música de grande relevância nacional e internacional como WOMEX, CMJ, BAFIM, dentre outras, para representar a música de Minas, levando um catálogo com uma amostra de mais de 140 artistas e produtores mineiros.
- Comunicação: desenvolvimento de um portal para abrigar todas as ações do Programa, com espaço para artistas, grupos e produtores se cadastrarem; assessoria de imprensa especializada para cada ação do Programa.
 

Fórum da Música de Minas Gerais
O Fórum da Música de Minas Gerais é um dos melhores exemplos de mobilização da classe musical brasileira, bem como de debate democrático entre representes de segmentos diferentes. Atualmente o Fórum é composto pelas seguintes entidades: Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina (AAMUCE), Sociedade Independente da Música (SIM), Associação Artística dos Músicos de Minas (AMMIG), Cooperativa de Músicos de Minas (COMUM), Rede Catitu Cultural, Grupo Cultural NUC e Fora do Eixo Minas (FEM).

Serviço
O que: Ação de Interiorização do Programa Música Minas 2011- Poços de Caldas
Quando: 15/06 (quarta-feira) às 19h
Onde: Complexo Cultural da Urca - Praça Getúlio Vargas, s/n, Centro
Contato:
Lucas Mortimer
Gestor da Ação de Interiorização
lucasmortimer@foradoeixo.org.br
(31) 8801-2727
Pedro Cezar / Diego Ávila
Responsável local
correntecultural@hotmail.com
(35) 8883-9906 / 8881-8898

Comentários