V Festival Amador de Monólogos de São João da Boa Vista e Região


V MONOFEST
V Festival Amador de Monólogos de São João da Boa Vista e Região 


Oficinas oferecidas em parceria com a Prefeitura Municipal de São João e ASSAOC – Oficinas Culturais Guiomar Novaes

Importante: As oficinas são gratuitas. E para cada uma são oferecidas quinze vagas. Para reservar sua vaga e realizar a sua inscrição encaminhe e-mail para republiartes@yahoo.com.

26 de Março

10 às 13 horas – Workshop “Fotografia para o teatro”. Ana Paula Maia
14:30 às 17:30 – Construção do personagem através do temperamento do Circo Teatro. Kátia Daher

27 de março

10:30 às 13:30 hs - A preparação do ator: o trabalho que antecede a cena.Fátima Monis
14:30 hs às 17:30 hs.- A voz em movimento no jogo cênico. Simone Evaristo

Release das Oficinas e apresentação dos profissionais convidados.

Ana Paula Maia : Workshop de fotografia para teatro
O workshop abordará o uso das câmeras digitais convencionais para fotografar peças de teatro. Os alunos serão instruídos como reconhecer os melhores momentos para captar a foto, os melhores ângulos, como usar a luz e as sombras a seu favor, e ainda dicas de comportamento durante a peça.
Aula prática durante o V Monofest onde serão tiradas fotos dos espetáculos e, na sequência a melhor foto de cada espetáculo será reproduzida e exposta nas Oficinas Culturais Guiomar Novaes – Casa Rosa.

Kátia Daher - O Circo-Teatro - interpretação direcionada à dramaturgia circense.
Oficina teórico-prática que expõe a pesquisa desenvolvida pelo grupo Os Fofos Encenam, na qual o encontro com o ator popular brasileiro e a experimentação da interpretação tipificada dos personagens da dramaturgia do Circo-Teatro, são as bases do trabalho desenvolvido no grupo pelo diretor Fernando Neves na direção dos espetáculos A Mulher do Trem e Ferro em Brasa.
Galãs, ingênuas, sobretes, coquetes, cômicos, damas-galã, baixo-cômicos, compõe a galeria de tipos presentes nas comédias e melodramas do repertório das famílias circenses.
Através desta dramaturgia, o trabalho de composição dos personagens-tipo ganha força e direciona a elaboração da estética circense.
Os exercícios que revelam o temperamento artístico de cada ator, guiam o trabalho, tornando-se o alicerce da interpretação dos atores dentro desta linguagem.

Fátima Monis : A preparação do ator: o trabalho que antecede a cena.

Na oficina serão vivenciados algumas dinâmicas de expressão corporal e vocal para que o ator profissional ou amador utilize em seu fazer teatral. Nela os interessados também entrarão em contato com algumas técnicas do treinamento teatral, com um processo de criação mais autoral. Faremos uma discussão sobre o ator, sua preparação, o trabalho colaborativo, apresentando aos participantes alguns autores e conceitos sobre o trabalho e preparação do ator/compositor. 

Simone Evaristo: A voz em movimento no jogo cênico

Neste encontro abordaremos recursos para desenvolver o trabalho vocal e corporal do ator, partindo do princípio de que voz e corpo, palavra e ação caminham juntas na construção da cena. Focaremos nos trabalhos de respiração, relaxamento e jogo cênico. Trabalharemos técnicas de atuação e noções de composição de personagens através dos recursos vocais. Esse encontro é destinado a pessoas interessadas em conhecer melhor o trabalho vocal voltado para o teatro. É necessário que cada participante traga um trecho de um texto de sua preferência decorado e também impresso para o workshop.

“Cada indivíduo é um instrumento único com a natureza de tocar e ser tocado.”
Madalena Bernardes

Observação: Para todas as oficinas pede-se idade mínima de 15 anos e roupa adequada para realizar exercícios físicos.

Comentários