1º de abril de 2011 - Sexta-Feira, às 19 horas - VERDADE



VERDADE, este foi o nome dado ao dia de "Abertura das Atividades 2011" do “Instituto Cultural Companhia Bella de Artes", curiosamente na data de 1º de abril.  A Cia Bella de Artes, como é conhecida do público, é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua na área cultural e artística em Poços de Caldas desde 2002. De lá pra cá vem desenvolvendo trabalhos através das artes cênicas, plásticas, música, literatura, cinema, dança, entre outras.


No final do ano passado, então com 8 anos de vida, a Companhia se viu com a necessidade de renovar e revigorar seus rumos e objetivos “era preciso repensar o papel do Instituto perante a sociedade Poços Caldense” explica Marina De Andrade, atual presidente do ICCBA. Pois bem, 6 meses se passaram e a Bella de Artes, agora, reabre suas portas para apresentar ao público suas novas diretrizes.


Como sua principal mudança, a Bella de Artes trás a idéia de não apenas ser uma entidade que apresenta um produto artístico finalizado mas, antes, um local de reflexão da criação contemporânea bem como o papel da arte na interpretação do meio local e externo.

Para tanto a Bella de Artes convida os artistas e o público para o dia que será o marco destas mudanças. Como já dito o dia da "Abertura das Atividades 2011" está marcado para 1º de abril às 19 horas e vem com o nome de VERDADE. “A arte é absolutamente verdadeira dentro dela, mas é uma mentira do lado de fora”, afirma Cláudio Guedes, "curador" da Galeria de Artes do Instituto Cultural Cia Bella de Artes. Cláudio Guedes, juntamente com amigos, será também o primeiro artista plástico a expor na "Galeria Mario Seguso" este ano e, sendo que na próxima sexta-feira, ocorrerá uma vernissage e a Exposição "Verdade" de suas obras.

A palavra "verdade" pode ter vários significados, desde “ser o caso”, “estar de acordo com os fatos ou a realidade”, ou ainda ser fiel às origens ou a um padrão. Usos mais antigos abarcavam o sentido de fidelidade, constância ou sinceridade em atos, palavras e caráter. Assim, "a verdade" pode significar o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores. Esta qualificação implica o imaginário, a realidade e a ficção, questões centrais tanto em antropologia cultural, artes, filosofia e a própria razão. Como não há um consenso entre filósofos e acadêmicos, várias teorias e visões acerca da verdade existem e continuam sendo debatidas.

Portanto, no dia 1º do de abril de 2011, sexta-feira, às 19 horas na sede do Instituto Cultural Companhia Bella de Artes (Rua Prefeito Chagas, 305 - PL - Edifício Manhattan - Centro - Poços de Caldas-MG) venha "buscar" ou "perder" a sua VERDADE! A VERDADE é subjetiva, objetiva, relativa ou absoluta?! Informações: (35) 3715-5563.

Comentários

  1. Marina, parabéns pelo belo trabalho!
    Fico bastante emocionada ao ver a Bella de Artes cheia de movimento...
    Boa sorte!

    ResponderExcluir

Postar um comentário